Loading

Livro retrata Brasília dos anos 1980 através de fotos


Em tempos de comemoração dos 60 anos de Brasília e buscas por músicas inéditas de Renato Russo, outras raridades da turma dos anos 1980 da cidade estão prestes a serem reveladas, em duplo sentido: os fotógrafos brasilienses Nick Nick e Ricardo Ricardo vêm divulgando, digitalmente, filmes e negativos produzidos por eles entre 1981 e 1989, com fotos que retratam a efervescente cena cultural daquela geração pelo ângulo de quem estava de dentro.


Boa parte das bandas daquele período foram clicadas pela dupla, de Escola de Escândalo, Arte no Escuro e Cinco Generais a Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana, além de artistas cênicos, pintores, cineastas, modelos e tudo o que rolava no movimento cultural da cidade, que deu origem a movimentos como o Cabeças e o Rock Brasília. “Não estávamos cobrindo os shows, ou bastidores: estávamos lá como amigos. Eu andava no palco de todas as bandas, fotografava somente com uma objetiva normal, pois era o que tinha e ninguém ligava. Fazíamos parte daquilo”, contextualiza Nick Nick.


Uma seleção dessas fotos será publicada no livro Pós-New Brasília 1981-1989 — A biografia de um tempo que não foi perdido. A campanha de financiamento coletivo para publicar o livro começa nesta sexta-feira (13/11), e vai até o fim do ano. Quem contribuir poderá adquirir um exemplar e diversas recompensas, a depender do valor investido.


Reportagem completa AQUI.


Fonte: Portal UAI